top of page
Foto do escritorGuilherme Ribeiro

Review: Turmoil Deeper Underground



A corrida pelo ouro líquido continua na mais recente DLC de Turmoil.



O JOGO


Turmoil é um jogo de gerenciamento e perfuração desenvolvido e distribuído pela Gamious. Inspirado pela corrida do petróleo do século XIX nos Estados Unidos da América, Turmoil trás a experiência da época, onde cada pedaço de terra pode esconder muita riqueza em suas profundezas. Com as mais diversas ferramentas, você facilita sua jornada para ser o mais rico petroleiro da região. Em sua DLC Deeper Underground, a corrida continua, porém, com novas mecânicas e recursos, como água e gasolina, adicionando uma camada a mais de complexidade às suas expedições, além de dinamites, que deixaram as coisas um pouco mais explosivas.


Refine o petróleo para produzir gasolina.
Refine o petróleo para produzir gasolina.

MINHAS IMPRESSÕES


Turmoil tem uma temática que pode não chamar atenção de muita gente, mas é extramamente divertido pelo seu jeito simples e com uma curva de progressão ótima para seu ritmo. Em sua DLC Deeper Underground, não senti que essa essência do jogo base foi mantida. As mecânicas adicionadas não me animaram muito, pois fiquei com o sentimento de que não eram necessárias. As expedições que trazem desafios podem até parecer interessantes, mas não sei se é o foco de quem gosta da parte principal do jogo. A dinamite é uma das poucas coisas que está num nível legal, como se pudesse fazer do jogo base. E então vem o que é a principal adição da DLC: gasolina. Assim como o petróleo, podemos vender gasolina, que tem um preço muito acima de sua matéria base. Para gerar gasolina, precisamos de petróleo e água, esta última sendo também um recurso novo implementado. Com esses dois materiais, refinamos e fazemos gasolina. Só que todo esse processo cria uma camada a mais ao jogo que não empolga. Desde a extração da água, até seu transporte, passando pela produção da gasolina e sua venda, tudo isso gera uma bagunça visual e de jogabilidade. Obviamente que é proposital ter um certo nível de complexidade, pois a recompensa dentro de jogo é grande, porém, perde a essência do que é o jogo base, na minha opinião.


Uma cidade nova, mas com velhos conhecidos.
Uma cidade nova, mas com velhos conhecidos.

CONQUISTAS


Conquistas novas foram adicionadas ao jogo, todas relacionadas às novas mecânicas implementadas. Não são muitas em quantidade, mas em dificuldade, pode te dar um certo trabalho. Em geral, são bem equilibradas no quesito dificuldade, sem a necessidade de forçar coisas muito fora do que você faria numa partida normal. Sinto que elas estão ali para coroar aqueles que aproveitaram ao máximo as novas mecânicas.


Compre a melhor terra possível para sua expedição.
Compre a melhor terra possível para sua expedição.

CONCLUSÃO


Gosto muito de Turmoil e de seu tema peculiar que, ainda assim, consegue ser divertido. Porém, a DLC Deeper Underground parece querer adicionar mecânicas demais para algo que já estava bom. Inclusive, aparentemente, essa DLC nem estava nos planos, porém algumas ideias surgiram e resolveram lançar. Isso por si só já diz muita coisa, pois algumas vezes, mexer no que já está bom, pode prejudicar. E não é que as ideias sejam ruins, longe disso, só imagino que essa DLC seja para um público que procura mais complexidade ao jogo base. Obviamente que isso não estraga Turmoil no geral de forma alguma, pois os desenvolvedores fazem questão de que seu jogo base e DLCs sejam separados em campanhas diferentes. Infelizmente, Deeper Underground não adicionou nada muito animador.


NOTA: 5.5/10

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page