Review: Citizen Sleeper 2 Starward Vector
- Guilherme Ribeiro

- 13 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jul.

Embarque em uma nova aventura espacial, com um novo Sleeper, mas os mesmos velhos problemas.
O JOGO
Citizen Sleeper 2: Starward Vector é um RPG narrativo cyberpunk desenvolvido pela Jump Over The Age e distribuído pela Fellow Traveller. No controle de um novo Sleeper, um androide com uma consciência implantada, você está em fuga após tentar reescrever seus códigos e se libertar do controle que lhe era imposto. Tudo acabou dando errado e agora você está sendo caçado enquanto seu corpo parece defeituoso. Com ajuda de membros para sua equipe e melhorias para sua nave, encontre uma forma de fugir e sobreviver nesse caótico mundo.

MINHAS IMPRESSÕES
Se você jogou o primeiro título de Citizen Sleeper e queria mais, pois bem, Citizen Sleeper 2: Starward Vector te entrega muito mais. A mecânica básica do jogo se mantém: você possui dados que são usados para determinar seu sucesso ou falha. E, como todo RPG, suas ações tem consequências das mais diversas naturezas. Dessa vez, como você tem a possibilidade de recrutar membros para sua equipe, suas escolhas iniciais de Sleepers te fazem realmente se especializar em algum atributo, ao contrário do primeiro jogo, onde parecia que, ao longo do jogo, essa escolha parecia ficar cada vez mais insignificante. E por falar em membros da equipe, essa nova mecânica é bem interessante, com cada membro tendo sua especialidade, podendo cobrir áreas que seu Sleeper não é tão bom. Eles são essenciais nas expedições, que são missões em que você vai até um certo lugar e realiza uma missão em equipe, usando os seus dados e dos membros da nave. E a mecânica de ter uma nave e tripulação abre todo um leque novo de aspectos a serem administrados, como o estresse da equipe e suprimentos para as expedições. A arte do jogo continua linda, com personagens bem desenhados e com muita personalidade. A história é intrigante e continua a te fisgar pelas possibilidades, fazendo você querer ver como essa história termina. Infelizmente e novamente, o jogo não está em Português-Brasil, o que me fez ficar bem chateado. Com o sucesso do primeiro jogo, imaginei que eles investiriam em colocar uma tradução para a continuação, visto que é um jogo muito carregado em texto e que é essencial para a experiência. Ainda que você saiba ler outra língua, é mais cansativo ficar traduzindo mentalmente o que está lendo do que ler na sua língua nativa. Mesmo que isso seja um ponto muito negativo, Citizen Sleeper 2: Starward Vector é um jogo que vale muito a pena ser jogado.

CONQUISTAS
Se em seu jogo anterior você precisava de apenas algumas novas aventuras para completar as conquistas, aqui em Citizen Sleeper 2: Starward Vector prepare-se para as mais diversidade de possibilidades. Além das conquistas relacionadas às missões de contrato e baseadas em certas ações tomadas durante o jogo, você também terá missões de recrutamento de membros para sua nave. Com tantas variáveis, não duvido que seja possível fazer tudo de uma só vez, mas para efeitos de diversão e aproveitamento total da história, talvez seja melhor fazer aos poucos. Também temos uma conquista sobre terminar o jogo na dificuldade mais difícil, que impõe algumas dificuldades extras ao jogo. Um pouco mais desafiador que o seu antecessor, fazer 100% das conquistas de Citizen Sleeper 2: Starward Vector será trabalhoso.

CONCLUSÃO
Minha impressão sobre o segundo jogo de Citizen Sleeper se mantém bem parecida com a que eu tive quando joguei o primeiro jogo, mesmo porquê, muito se manteve. Continua sendo um jogo narrativo muito bom, como uma sessão de RPG de mesa, mas que se torna cansativo em alguns momentos, seja pela grande carga de textos ou, para os falantes de português, a falta de uma tradução para Português-Brasil. A adição de novas mecânicas me deu sentimentos mistos. Por um lado, uma continuação deve ter novos atrativos. Por outro, achei que tem muita coisa nova para administrar e você acaba meio perdido em meio a todas as decisões que deve tomar ao longo do jogo. Mesmo com tudo isso, Citizen Sleeper 2: Starward Vector expande seu universo e continua sendo uma ótima opção para quem gosta de um bom RPG narrativo.




Comentários