Entre nessa aventura junto de Niko e Luna para salvar a ilha do exército de Cobritos.
O JOGO
Nikoderiko: The Magical World é um jogo de aventura desenvolvido pela VEA Games e distribuído pela Knights Peak. Niko e Luna, dois mangustos aventureiros vão atrás de um tesouro da ilha mas, após conseguir pegá-lo, são confrontados pelo Barão Grimbald e seu exército, quem roubam o tesouro e estão prestes a dar um fim em nossa dupla. Porém, Niko e Luna conseguem fugir, mas vão atrás de justiça, para eles e para os habitantes da ilha que são atormentados pelo exército de Cobritos. Sozinho ou em dupla, se aventure pela ilha e ajude nossos protagonistas a vencer e trazer paz para os habitantes da ilha novamente.
MINHAS IMPRESSÕES
Se existisse a possibilidade de Donkey Kong, Crash Bandicoot e Rayman terem um filho, esse filho seria Nikoderiko. Elementos dos três jogos citados podem ser vistos no decorrer do jogo todo, seja a jogabilidade, que alterna entre um jogo plataforma 2D e 3D, seja em aspectos visuais e mecânicos. Estou citando esse fator inicialmente porque é impossível não falar sobre isso. É gritante as referências usadas aqui. E eu tive sentimentos mistos quanto a isso. Por um lado, sinto falta de jogos nesse estilo, sendo muito difícil achar algo de qualidade. Por outro lado, Nikoderiko bebe tanto da fonte dos clássicos citados anteriormente que quase de afoga. Parece que ele quer ser tudo, menos ele mesmo.
A jogabilidade me incomodou um pouco, pois os movimentos do personagem me parecem muito duros, no sentido de não serem fluídos. Parece que faltam alguns tipos de movimentos que, pra quem joga jogos de plataforma, já são naturais. Além disso, quando a fase vai para um parte em que se torna 3D, mirar se torna um tiro de sorte. Ainda falando dessa troca de 2D para 3D, gosto da ideia, mas incluir isso em quase todas as fases as tornam longas. Por consequência, jogar muitas fases deixa o jogo cansativo. Os chefes são legais de enfrentar, com formas divertidas de cumprir esses desafios. O jogo está em Português-Brasil, o que ajuda a acompanhar a história que está sendo contada. História essa que pouco empolga, diferente de algumas pequenas cenas que, sem fala alguma, contam melhor o contexto do momento.
Nikoderiko tem a opção de dois jogadores, que consiste em passar as mesmas fases, só que com duas pessoas jogando ao mesmo tempo, um com Niko e outro com Luna, com a mecânica de poder salvar o outro jogador caso ele perca todas as vidas. Essencialmente, é só isso que muda, facilitando em algumas partes, dificultando em outras. No geral, é um jogo simples e que vai te entreter por um bom tempo.
CONQUISTAS
Você terá muitos desafios se quiser conseguir 100% das conquistas em Nikoderiko. Completar a coleta de todos os colecionáveis e vencer chefes com alguns requisitos são só algumas das tarefas a serem feitas. Temos diversas ações específicas para serem feitas que desbloqueiam conquistas, como por exemplo, finalizar o jogo sem morrer ou passar uma fase sem derrotar nenhum inimigo. Confesso que achei algumas conquistas muito fora do que se imagina de um jogo nesse estilo, mas não são impossíveis. Elas geram um bom nível de desafio e vai dar trabalho pra quem quiser completar todas as conquistas.
CONCLUSÃO
Se inspirar em clássicos e usar recursos deles não tem problema nenhum, até porquê, hoje em dia é difícil achar algo que seja 100% original. O que Nikoderiko faz, entretanto, é se esconder atrás desses recursos que te fazem esquecer que jogo você está jogando. A todo momento, você encontra uma referência de outro jogo, que poderia ser usado, mas de forma mais criativa. Um exemplo são os acessos para as fases bônus que estão escondidas no meio das fases. Em Donkey Kong, você entrava num barril e era lançado. Em Nikoderiko, é um canhão, que mesmo que seja um objeto diferente, é representado de tal forma que se assemelha demais ao barril. E não para por aí: a tela que te informa da fase bônus é muito parecida com as que encontramos em Donkey Kong. E esse é só um dos exemplos. Queria ter visto mais originalidade, ainda que tivessem pitadas de homenagens por todos os cantos. A jogabilidade não me agradou tanto e, somado ao tempo de cada fase, achei cansativo. Nikoderiko tinha potencial pra ser um sopro de novidade, mas acabou se escondendo atrás de homenagens.
Comments