top of page

Review: Tavern Manager Simulator

Foto do escritor: Guilherme RibeiroGuilherme Ribeiro

Abra sua própria taverna medieval e agrade seus clientes com a melhor cerveja da região.



O JOGO


Tavern Manager Simulator é um jogo de gerenciamento desenvolvido e distribuído pela One More Time. Incumbido de restaurar e gerenciar uma antiga taverna de um reino medieval, sua missão é devolver a glória a esse local. Para isso, você deverá consertar, restaurar e mobiliar sua taverna para atrair clientes, além de reabastecer seu estoque com cerveja e comidas para atender os pedidos. Você ainda terá que lidar com os mais diversos problemas, como ladrões que roubam seu estoque ou clientes sujos que deixam um rastro de sujeira ao entrar em seu estabelecimento. Gerencie tudo isso e muito mais enquanto se esforça para que sua taverna seja reconhecida como o melhor estabelecimento da região.


Encha a bandeja e atenda aos pedidos o mais rápido possível.
Encha a bandeja e atenda aos pedidos o mais rápido possível.

MINHAS IMPRESSÕES


Se você pensa que vai ter que fazer milhares de tarefas ao mesmo tempo para manter sua taverna funcionando, você não está totalmente errado. Inicialmente, você terá bastante trabalho para fazer sozinho, mas como sua taverna ainda será de tamanho pequeno, não terá tanto problema. A partir de um certo nível que sua taverna alcançar, você terá a possibilidade de contratar fadas, que te ajudarão em algumas funções, o que te deixa um pouco mais livre de algumas tarefas. Porém, apesar disso, das funções possíveis, diria que apenas três são realmente úteis: lavar louça, limpar a taverna e servir os clientes. As outras funções, que são preparar comidas e reabastecer prateleiras e cerveja, podem até parecer úteis, mas a qualidade dos produtos sempre será padrão, o que para quem quer ter ganhos rápidos, não é uma boa. Caso o próprio jogador faça essas funções, apesar de dar trabalho e exigir que você cumpra alguns minigames, você consegue criar comidas com qualidade muito melhor, que rende mais dinheiro. Enquanto eu jogava, tentei as duas formas, deixar as fadas na produção e eu mesmo fazendo essas mesmas funções e a diferença é grande no ganho de dinheiro. No geral, a maioria das atividades necessárias para se fazer, como encher canecas de cerveja ou preparar sopas, são coisas que você tem que fazer a todo o momento, o que te faz perder o foco em outras coisas, o que é não problema, se as fadas fizessem o trabalho direito. Por padrão, os clientes esperam o tempo que for para serem atendidos, mas existem clientes que precisam ser atendidos dentro de um certo tempo. Algumas vezes, sua taverna estará cheia e, na maioria das vezes, as fadas não dão prioridade para os clientes com pedidos urgentes. Agora some isso ao fato que você estará fazendo mais funções que exigem atenção. Resumindo, as fadas são extremamente úteis, mas poderiam ser mais inteligentes ou pelos menos poderem ganhar melhorias para fazerem comidas melhores, por exemplo. Entendo que se as fadas não fazem tudo que poderia ser feito pois se não, o jogador não teria o que fazer, mas entramos em outro fator: potencial.


Ao começar a jogar Tavern Manager Simulator você tem a impressão que ele vai ter oferecer muitas possibilidades, e até que ele te apresenta novas mecânicas numa boa progressão, mas chegamos num momento que a nova mecânica é cuidar do cavalo do cliente, por exemplo. E o problema não é isso existir, mas sim pensar que poderia ter algo mais ligado a parte de comidas e bebidas, mas o que vem na frente são coisas como cuidar de cavalo. E é esse potencial que você vê que poderia ter, mas não tem. E as fadas não tem opção de cuidar dos cavalos!


O jogo está em Português-Brasil, o que ajuda o jogador a entender as mêcanicas do jogo. No geral, o jogo é divertido, atendendo as mesas, correndo de lá pra cá com os pedidos, aqui Tavern Manager Simulator brilha. Além disso, temos alguns easter eggs pelo mapa que remetem a outros jogos. É viciante avançar e melhorar sua taverna para ver o que vem pela frente e isso esse jogo faz muito bem.


Evolua sua taverna esteticamente.
Evolua sua taverna esteticamente.

CONQUISTAS


A maior parte das conquistas de Tavern Manager Simulator você consegue simplesmente avançando no jogo, limpando a taverna, fazendo comidas de qualidade superior e entre outras coisas básicas. Porém, algumas ações específicas terão que ser feitas, como por exemplo, pagar um empréstimo, observar os clientes enquanto estão no banheiro e decorar sua taverna com um número específico de itens. Minha única observação negativa é também uma crítica geral aos jogos que tem conquistas em que você deve jogar mal para alcançar algumas delas. No caso de Tavern Manager Simulator, temos uma conquista onde você deve servir comidas ruins dez vezes e, se você jogar, verá que é muito difícil fazer comidas ruins, a não ser que você se force a fazer isso. No geral, é um jogo bem fácil de conseguir fazer 100% das conquistas.


Encher a caneca perfeita de cerveja requer habilidade.
Encher a caneca perfeita de cerveja requer habilidade.

CONCLUSÃO


Fiquei levemente viciado em jogar Tavern Manager Simulator, muito por conta da progressão do jogo que é bem feita. Ainda assim, sentia que o jogo poderia ser mais do que ele é, com mais aspectos que tornariam a jogabilidade mais interessante. Um fator que atrapalhou um pouco minha experiência foi o evento de Ano Novo Chinês. Por mais que eu goste de eventos temáticos que mantém os jogos vivos, aqui teve um efeito um pouco negativo, porque esse evento adicionava pratos novos que eram feitos por um NPC. O problema é que a maioria dos clientes pedia as comidas do evento, o que quebrava a experiência de quem começou a jogar durante o Ano Novo Chinês. Faltou um modo de ativar e desativar o evento, para aqueles que queriam experimentar o jogo normal antes de se aventurar em eventos. Não foi algo que me atrapalhou tanto, mas ocasionou em alguns problemas, já que o NPC fazia uma comida de cada vez, numa velocidade que me fez perder muitos pedidos. Fora isso, me diverti bastante, mas ainda assim, queria mais coisas relacionadas à taverna em si, como comidas e bebidas novas e não cuidar do cavalo alheio.


NOTA: 7.0/10

Comments


bottom of page