Capivaras são animais extremamente fofos, mas você sabia que são extremamente poderosas? Descubra em Extremely Powerful Capybaras.
O JOGO
Extremely Powerful Capybaras é um roguelite desenvolvido pela Studio Bravarda e distribuído pela PM Studios Inc. e Logoi Games. Em busca de sua sobrevivência, as capivaras vão para a batalha, escolhendo uma classe e derrotando os diversos perigos que assombram as florestas. Seja jogando sozinho ou com até quatro amigos, batalhe contra poderosos inimigos, desbloqueie e melhore seus poderes para se tornar a capivara mais forte de todos os tempos!
MINHAS IMPRESSÕES
Jogos inspirados em Vampire Survivor surgem cada vez mais e isso é ótimo. A questão é como fazer algo único e com diferencial. Em Extremely Powerful Capybaras, pra mim, o maior diferencial é a temática. Como brasileiro, facilmente peguei todas as referências à cultura brasileira e isso torna o jogo interessante. Inclusive, o jogo está em Português-Brasil, visto que os desenvolvedores são brasileiros. A arte é bem bonita e cartunesca, adicionando um tom bem humorado ao jogo.
A jogabilidade é simples, no começo, o jogo vai parecer difícil, mas é porque você tem poucas habilidades desbloqueadas. Ainda assim, é totalmente possível vencer os três mapas disponíveis bem rapidamente. Inclusive, senti falta de variedade de mapas. Ainda nesse tópico, os mapas apresentam pontos cegos, como paredes e casas, que muitas vezes atrapalham a visão, como por exemplo, alguns inimigos ficarem presos atrás dessas estruturas e você acabar tomando dano ou até morrendo por ser pego de surpresa.
Senti que as habilidades e poderes são bem básicas e não muito inspiradoras. Ao contrário da criatividade em nomear e referenciar a cultura brasileira, achei que faltou boas ideias na execução dos poderes. Acabava sempre pegando as mesmas habilidades, porque não sentia que as restantes faziam diferença ou sequer eram divertidas. Inclusive, muitos poderes são direcionais, ou seja, vão ser atiradas na direção que seu personagem está andando. Num jogo desse estilo, na minha opinião, esses são os poderes mais chatos de se usar. As habilidades de classe também não animam, apenas sendo interessantes ao evoluir sua classe, que geralmente acontece nos três minutos finais do mapa. Enfim, esse quesito, num geral, deixou a desejar.
Ao completar os três mapas, você libera o frenesi, que são modificadores para seus mapas, como aumentar o número de inimigos ou aumentar o dano deles, por exemplo. Isso adiciona um desafio a mais ao jogo e te ajuda a acelerar o desbloqueio de habilidades. Com isso, temos um fator replay, mas não sei se inspira os jogadores a continuarem jogando após completar todos os mapas, creio que apenas quem busca completar todas as conquistas vai se interessar.
De modo geral, Extremely Powerful Capybaras é um jogo divertido e criativo, apenas vacilando em alguns pontos. Eu gostaria que ele mantivesse a simplicidade e investisse na diversidade, como novos combos de armas ou talvez novas evoluções de classe. O ritmo do jogo é muito ditado pelo tempo e não pela habilidade do jogador. Ainda assim, vale a pena experimentar esse belíssimo jogo.
CONQUISTAS
A progressão de conquistas é bem tranquila. Ao terminar os três mapas disponíveis, é possível que você já esteja perto de completar todas as conquistas. Além de vencer os mapas, temos conquistas ligadas ao gasto de suas moedas em melhorias, desbloquear classes, deixá-las mais poderosas e jogar mapas com níveis de frenesi. É um jogo bem fácil de fazer 100% das conquistas.
CONCLUSÃO
Gosto de novas abordagens nesse caminho que Vampire Survivor pavimentou. E uma coisa que é extremamente importante nesse gênero é que seja satisfatório. Seja em suas mecânicas, seja com seus poderes ou com sua diversidade, o jogo tem que ser prazeroso de jogar. Extremely Powerful Capybaras tem seus momentos de satisfação, mas a diversidade deixou a desejar. Não por variedade, mas por criatividade nas mecânicas. Só me diverti jogando com uma mesma quantidade de poderes específicos e isso tornou o jogo repetitivo.
Apesar disso, é um jogo que tem seus méritos, tanto na utilização da cultura brasileira quanto em tentar dar seu toque único num gênero muito explorado ultimamente. E como é um jogo feito por brasileiros, sempre vou recomendar fortemente que joguem e experimentem. Eu jogo cada vez mais jogos de desenvolvedores brasileiros e vejo cada vez mais potencial neles. Mesmo que o jogo não seja perfeito na visão de alguns, apenas movimentando a indústria e se arriscando cada vez mais é que veremos jogos cada vez melhores e mais legais.
Comments