top of page
Foto do escritor@brunosbom

Review: Wild Dogs

Atualizado: 24 de mai. de 2023




Acreditem ou não, uma das minhas primeiras experiências com a série Contra foi no Game Boy e, definitivamente, foi muito divertido. Desde então, gosto bastante deste gênero. Quando vi a possibilidade de jogar Wild Dogs, também tive a oportunidade de rever um estilo de jogo que não colocava as mãos havia muito tempo. Mas Wild Dogs é apenas um bom jogo de estilo contra ou é mais do que isso?


Wild Dogs foi criado por um pequeno estúdio indie aqui mesmo no Brasil, em Santa Catarina. A 2ndBoss já estava habituada ao desenvolvimento de outros jogos no estilo plataforma e caprichou na entrega do seu novo jogo. Wild Dogs, com uma ótima trilha sonora e uma gameplay desafiadora no nível ideal, é um grande marco na indústria brasileira de games.


O jogo está disponível nas seguintes plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, e PC via Steam,.






HISTÓRIA

Wild Dogs tem como cenário um mundo sofrendo com uma invasão alienígena. Jogamos com Frank Williams e seu fiel e inusitado companheiro nesta aventura, o cãozinho Teddy.

Passamos por diversos cenários apocalipticos, corridas com motocicletas, batalhas com mechas e desfechos inusitados até atingirmos o nosso objetivo final.




GRÁFICOS


Os cenários monocromáticos de pixel-art de Wild Dogs, de fato, dão um toque de charme ao jogo, mas também deixam a dúvida de que este jogo poderia ser muito mais bonito e caprichado se tivesse uma paleta de cores própria e robusta. Talvez nós consigamos perceber a falta de um trabalho de designer mais eficiente quando vemos a capa do jogo. Eu diria que não é algo que faça juz ao resto do game, e tenho certeza que isso pode afastar algumas pessoas de clicarem neste game em sua primeira experiência. Mesmo sendo uma arte simples, a riqueza de detalhes da pixel-art é bem satisfatória e bonita em diversos momentos do jogo.


GAMEPLAY

Sendo um ótimo run-and-gun, engana-se quem acha que Wild Dogs é apenas um jogo Contra-Style, ele é bem mais do que isso.


A inspiração para diversos tipos de gêneros é bastante evidente em Wild Dogs. A principal inspiração, é claro, é o clássico Contra. Com certeza, o game consegue aprimorar fórmulas antigas e revitalizar o gênero de uma maneira natural, como se isso fosse uma evolução das mecanicas antigas aplicadas nos dias de hoje.


Wild Dogs também bebe em fontes como R-Type, Megaman, Battletoads e diversas outras. A corrida clássica com obstáculos de moto de Battletoads, aplicada neste jogo, é uma das fases que mais tive dificuldade de superar.


Aqui, vamos experimentar gêneros como Shot-and-up, Run-and-Gun, side-scrolling shooter e diversos outros em cada uma das fases, enfrentando diversos mini-bosses até chegarmos ao Chefe da fase. Cada um deles é único e muito bem desenhado para que você consiga aprender a mecanica e desviar de seus golpes.



CONQUISTAS

Aqui encontramos um dos problemas que venho mencionando na indústria de jogos indie e até mesmo jogos com um orçamento maior, a falta de criatividade nas conquistas e o apelo de pessoas complecionistas. Wild Dogs é simplesmente ineficiente nas conquistas e, simplesmente, basta você completar o jogo para alcançar o 100% sem nenhuma dificuldade. Uma pena para um jogo tão bom como este. Acho que deveria ter tido uma atenção maior neste aspeto.


TRAILER OFICIAL


CONCLUSÃO

É surpreendente que tudo o que Wild Dogs se propõe a fazer não só seja bem-sucedido, como não há uma fase do jogo em que você se depare com uma queda de qualidade ou que você passe a perder interesse. Todas as fases e estilos de jogo são extremamente bem elaborados e com diversas referências aos jogos mais intensos e divertidos da era 8/16 bit. O jogo é bem divertido e tem um final bem inusitado e engraçado.


Wild Dogs é uma grata surpresa dos jogos indie brasileiros dos últimos tempos. Posso colocá-lo na mesma lista que Blazing Chrome, por exemplo. A sua dificuldade é baixa em alguns níveis, mas nada que seja impossível ou que você possa ficar preso em algum lugar.


Review realizada através da Gamertag: Scoulz


Nota: 80/100


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page