Seu castelo está sendo invadido, mas os invasores não contavam com seu maior herói: um exército de um homem só, a arma viva definitiva.
O JOGO
Castle Of Alchemists é um tower defense de ação desenvolvido pela Team Machiavelli, distribuído pela Catoptric Games e IndieArk. Você assume o controle de Bellator, um super soldado quimicamente melhorado e munido de muitas armadilhas, que deve proteger o castelo contra a invasão inimiga, enquanto todos estão presos dentro da fortaleza, graças ao seu sistema de defesa.
Com a ajuda de ferreiros e cientistas, você vai melhorando seu arsenal e suas capacidades físicas, enfrentando hordas e mais hordas inimigas de outras dimensões que querem acabar com seu castelo.
MINHAS IMPRESSÕES
Temos aqui uma proposta interessante. Um tower defense 2D de ação. É algo como Orcs Must Die!, só que em pixel art. Uma ideia muito boa, mas que pode afastar jogadores que esperam uma curva de aprendizado mais suave. Na primeira fase, você já se sente horrível. O senso comum é que o nível vá escalando para que você aprenda as mecânicas básicas do jogo. Em Castle Of Alchemists, ele não te dá tempo pra isso. E eu sei que esse é realmente o objetivo do jogo: ser difícil. Por isso, tenha em mente essa questão.
O jogo está em Português-Brasil e, no momento, está em acesso antecipado. Levando isso em conta, imagino que ele tenha muito a melhorar em muitos quesitos, mesmo que demore, pois são apenas dois desenvolvedores trabalhando num jogo inteiro. Isso é louvável. A primeira coisa que confunde são os comandos. Ainda não é possível remapear os controles e isso causa muito desconforto e miss clicks, o que atrapalha muito num jogo onde cada recurso é precioso. Por ser um jogo 2D, muitas hit boxes são meio esquisitas e os projéteis não são claros. São coisas que melhoram a qualidade de vida do jogo e precisam ser revistas.
Como disse anteriormente, a curva de aprendizado dos níveis é muito ruim. Mesmo com a premissa de que o jogo é fácil de aprender e difícil de masterizar, não me parece nada divertido começar fracassando. Entenda, o problema não é ser difícil, o problema é não ter uma curva de aprendizado decente.
O fato é que Castle Of Alchemists é um jogo que tem potencial enorme, com diversas builds, várias formas de montar suas armadilhas, combos criativos e tudo mais. Só que, na minha opinião, ele precisa ser mais agradável no começo, ou vai afastar jogadores desavisados.
CONQUISTAS
A maioria das conquistas está ligada aos combos e inimigos derrotados. Eventualmente, você vai conseguir boa parte deles apenas jogando bastante, pois são números relativamente altos de combos e suas variações, assim como os tipos de inimigos. Caso queira grindar essas conquistas, vai dar um trabalhão.
CONCLUSÃO
Tower defense é um dos meus gêneros de jogo favorito e eu amo jogos 2D. Juntando os dois, só posso ter amado, né? Pois é, não foi o caso aqui. Me senti muito desconfortável jogando, me forcei a entender cada mecânica e, mesmo assim, o jogo não brilhou meus olhos. Consigo ver todo o potencial dele, mas não é pra mim. Pelo menos não no estado em que o jogo está. E tenho fé de que, mesmo num ritmo mais devagar, ele vai melhorar bastante.
O jogo vai te exigir um tempo até entender cada mecânica e você vai se frustrar bastante com golpes que você nem sabe de onde vieram ou jogando granadas que explodem no pé do inimigo e nada acontece. As armas de fogo parecem inúteis e o seu martelo de guerra vai ser seu melhor amigo.
Eu queria ter me empolgado com esse jogo, mas enquanto não existir um remapeamento de controles e uma curva de aprendizado melhor, fica chato. Vou revisitar o jogo no futuro, porque vejo a preocupação dos desenvolvedores com seu projeto e, com toda certeza, veremos mais acertos do que erros.
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