Review: Absolum
- Guilherme Ribeiro

- há 2 dias
- 5 min de leitura

Use sua magia para libertar um povo de um regime opressor.
O JOGO
Absolum é um beat 'em up desenvolvido pela Dotemu, Guard Crush Games e Supamonks e distribuído pela Dotemu e Gamirror Games. Após Talamh sem devastada por um cataclisma mágico causado por magos ambiciosos, pessoas comum comecaram a desconfiar da magia. Aproveitando dessa desconfiança, o rei Sol Azra escravizou magos e colocou seus homens de confiança para governar reinos conquistados. Enquanto o rei avança sua dominação de terras, a alta feiticeira Uchawi e um grupo de magos rebeldes surgem usando magia proibida para enfrentar o regime de horror de Azra. Escolha entre Galandra e sua espada colossal, Karl, o último anão livre, Brome, o sapo e o ágil Cider para embarcar nessa aventura e derrotar o terrível Azra e libertar Talamh de seu regime opressor.

MINHAS IMPRESSÕES
Dotemu e beat 'em up é a combinação mais certeira para o sucesso. Absolum é um exemplo de como ainda dá pra inovar em gêneros que talvez pareçam impossíveis de mudar a fórmula. Ainda que muito gente possa desgostar do fator roguelite que o jogo tem, é até compreensível usar esse fator num beat 'em up. Muita gente fica entediada após uma partida desse gênero, então por que não adicionar algo que faça você querer jogar várias vezes? Inserir aspectos de roguelite adicionam uma camada a mais de desafio, fazendo o jogador não achar chato repetir um processo várias e várias vezes. E para isso, a progressão de dificuldade quando se avança no jogo cresce de forma que crie desafios para o jogador e, ainda que ele falhe, vai ter mais recursos quando voltar ali novamente, já que é possível melhorar seus atributos ao voltar para sua base inicial, gastando pontos que vão auxiliar em sua jornada. Além disso, é possível adquirir novas habilidades para seus personagens, fazendo com que um mesmo personagem não seja sempre jogado da mesma forma.
Sobre os personagens jogáveis, cada um tem um estilo definido e feito pra você se afeiçoar mais pela jogabilidade que mais se encaixar no seu estilo, porém, todos são bem legais de controlar, além de terem muita personalidade. A arte de Absolum é magnífica, te teletransportando pra um mundo medieval mágico onde a magia se destaca por suas cores vibrantes, o que visualmente também ajuda o jogador a se situar naquela bagunça gostosa que é um beat 'em up. A história do jogo é simples e objetiva, com diversos fragmentos e conversas ao longo do jogo que enriquecem ainda mais a história daquele mundo. O jogo está em Português-Brasil, o que é ótimo para acompanhar a história e entender melhor sobre os atributos, habilidades e itens.
Sempre que você começar uma nova partida, vai ter que escolher por onde pretende avançar, já que diferentes caminhos te levam a diferentes rotas para chegar ao seu objetivo final. Eles não estão ali à toa: além de diferentes paisagens e inimigos, existem eventos diferentes em cada um deles, que podem liberar caminhos mais curtos para próximas jornadas. Eventualmente, você vai querer visitar todos esses lugares, o que é perfeitamente possível, já que o ciclo do jogo é basicamente avançar até onde sua habilidade permitir, ser derrotado e voltar ao começo. Assim, o jogo também não se torna repetitivo no sentido de que sempre é possível mudar de caminho numa próxima vez. Durante sua jornada, ao completar uma tela daquele cenário, você recebe recompensas, sendo eles fragmentos que são usados para aumentar atributos, dinheiro, equipamentos ou habilidades passivas. No caso do dinheiro, você pode usar ele para comprar equipamentos, para avançar em eventos ou para contratar NPCs que lutam ao seu lado, uma mecânica bem interessante, inclusive. Equipamentos serão itens que melhoram seus atributos mas que, ao ser derrotado, você perde todos eles. Porém, caso você queira começar com algum deles numa próxima vez, você pode comprá-los na sua base gastando fragmentos. As habilidades passivas melhoram ataques, esquivas e habilidades especiais, geralmente adicionando dano elemental a eles. Novamente, caso você seja derrotado, você perde todos eles. Além disso tudo, ao derrotar chefes, você pode adquirir novas habilidades básicas, como mais ataques num combo ou diferentes interações entre os ataques. Todas essas mecânicas somadas tem a clara intenção de tornar o que poderia ser repetitivo e maçante em algo divertido e satisfatório. Além disso, masterizar seu jogo com cada personagem e criar combos com o que você vai conseguindo através da sua jornada é extremamente empolgante, sempre descobrindo coisas novas para cada um deles.
Absolum é uma experiência completamente satisfatória num gênero que se dava por satisfeito em fazer o básico que, ainda que muito divertido, te dava umas três horas de diversão e você nunca mais tocava naquele beat 'em up. Se você gosta do gênero e sentia que ele não poderia ser mais do que era, Absolum deu um passo a frente e trouxe um ar revigorante ao beat 'em up.

CONQUISTAS
Como se trata de um roguelite com quatro personagens, é de se esperar que teríamos conquistas específicas para cada um deles. O mais legal é que elas são relacionadas com o estilo de jogo de cada um deles, o que deixa essas conquistas com muita personalidade. Obviamente, também temos conquistas de derrotar Azra com cada um dos personagens, então você eventualmente vai jogar com todos eles. Derrotar cada chefe também está na lista de conquista, mas essas você vai conseguir eventualmente quando estiver fazendo os mais diversos caminhos pelo jogo. O que pode ser mais desafiador são as conquistas em que você precisa fazer algo específico, que são muitas, mas nada que você não possa tentar em uma de suas várias tentativas de vencer Azra. Assim como o jogo em si, fazer 100% das conquistas vai ser um belo desafio e mais um motivo para jogar e rejogar Absolum.

CONCLUSÃO
Eu adoro beat 'em up e sempre pensei em como esse gênero poderia dar um próximo passo. Sempre vejo as pessoas reclamando de que é um gênero em que você joga apenas uma vez e nunca mais toca. E eu concordo, realmente, se não existe mais nenhum desafio ali, você não tem incentivo para continuar. Absolum subverte essa ideia, te dando diversos recursos e desafios para te manter entretido. É algo que precisava ser tentado, ainda que não vá agradar alguns fã de beat 'em up, mas era necessário. E nada melhor do que a Dotemu, os melhores nesse assunto, darem esse primeiro passo, de um jeito agradável e de fácil entendimento. Vale muito a pena jogar Absolum, seja sozinho ou com um amigo, o rogue 'em up está entre nós e tem tudo para fazer sucesso.




Comentários