top of page

Review: Diablo IV - Lord of Hatred Análise especial da classe Paladino

O guerreiro da luz realiza seu retorno como uma das classes jogáveis de Diablo IV.


ree

O PALADINO

O Paladino de Diablo IV surge como um guerreiro sagrado de linha de frente, empunhando espadas, manguals e escudos imbuídos pela Luz para enfrentar o Inferno de perto. Introduzido oficialmente com a expansão Lord of Hatred e integrado à Temporada da Intervenção Divina, a classe combina força física, fé inabalável e poder divino, utilizando a Fé como recurso para canalizar habilidades devastadoras. Especialista em combate corpo a corpo, o Paladino se destaca pela alta resistência, forte presença defensiva, suporte em grupo através de auras e explosões pontuais de dano sagrado, consolidando-se como um guardião indomável em um mundo onde até a fé precisa lutar para sobreviver.


Introduzido inicialmente como uma das cinco classes originais em Diablo II, o Paladino sempre ocupou um espaço emblemático dentro do universo da franquia. Sua presença representava ordem, disciplina e a tentativa de impor luz em meio ao caos absoluto de Santuário.


Com o passar dos anos, a classe foi reinterpretada no Cruzado de Diablo III, compartilhando muitas similaridades conceituais, até finalmente retornar de forma plena em Diablo IV, agora novamente integrada ao elenco principal de classes jogáveis.


Preservando elementos tradicionais como o dano sagrado, o uso de escudo e a presença das auras, o Paladino de Diablo IV é mais consistente do que o Cruzado em seu lançamento. Enquanto em Diablo III havia a sensação de que muitas habilidades eram uma reorganização de conceitos já existentes, em Diablo IV a classe soa como uma verdadeira reintrodução.


ree

Essa nova versão do Paladino é claramente inspirada tanto no arquétipo clássico de Diablo II quanto no Cruzado de Diablo III, mas estabelece uma identidade própria ao se adaptar ao tom mais sombrio e contido de Diablo IV. Aqui, o personagem deixa de ser apenas um símbolo inabalável de justiça divina para se tornar um guerreiro que carrega o peso da fé em um mundo que já não oferece respostas fáceis.



OATHS (Juramentos)


Os Juramentos representam o pilar da identidade do Paladino em Diablo IV. Cada um deles reflete uma forma diferente de expressar a fé.


Zelote

Representa a fé ardente e o fervor absoluto. O Paladino Zelote avança sem hesitação, movido pela devoção e pela crença de que a justiça deve ser aplicada de forma rápida e implacável.


Inexorável

Simboliza a determinação inabalável. Esse juramento reflete o Paladino que avança como uma muralha viva, resistindo a qualquer oposição e impondo sua presença pela força da convicção.


Judicante

Encara o Paladino como juiz de Santuário. Aqui, a fé se manifesta através da punição e do julgamento, marcando inimigos e aplicando sentenças divinas de forma metódica e devastadora.


Discípulo

Representa a devoção pura e o serviço à luz. O Discípulo é o Paladino que age como instrumento da fé, canalizando poder sagrado para guiar, proteger e inspirar, mesmo em meio à escuridão.


ree

A classe é introduzida durante a temporada da Intervenção Divina, o que reforça seu papel narrativo dentro do momento atual do jogo. No seu caso, a escolha foi seguir uma construção baseada no arquétipo de Juiz, priorizando dano em área e explorando ao máximo o conceito de arremesso de escudo, criando quase uma fantasia de capitão américa em campo de batalha, ricocheteando o símbolo de sua fé contra as hordas do Inferno.


Independentemente da build escolhida, o Paladino continua sendo uma das classes mais icônicas da longa história de Santuário. Empunhando uma arma corpo a corpo e um escudo inconfundíveis, esses templários são conhecidos por seu estoicismo, coragem e pela devastação sagrada que espalham nos campos de batalha, não como salvadores absolutos, mas como guerreiros que insistem em lutar mesmo quando a fé parece frágil.


ree


BUILD UTILIZADA


No estágio avançado do jogo, a construção que segui passa a girar em torno da aplicação constante de Julgamento, espalhando suas marcas entre grandes grupos de inimigos e detonando-as em sequência para maximizar o dano em área. Para sustentar esse ritmo, esta foi a build que utilizei ao longo da minha jornada, apresentada aqui apenas como uma visão geral das habilidades base. Para quem quiser se aprofundar nas escolhas, sinergias e variações possíveis, o link com a build completa está logo abaixo.


É importante destacar que o meta da classe pode mudar com frequência, já que atualizações constantes seguem sendo lançadas e a expansão completa ainda está por vir.


ree


Crusado de Diablo III vs Paladino de Diablo IV


Narrativamente, o Cruzado de Diablo III e o Paladino de Diablo IV representam dois momentos distintos da fé em Santuário. O Cruzado surge como um personagem de missão clara, quase dogmática, movido por um juramento absoluto que o coloca como instrumento direto da justiça divina, enquanto o Paladino de Diablo IV carrega uma

abordagem mais contida e introspectiva, menos heroica e mais humana, refletindo um mundo quebrado onde a fé não é mais uma certeza, mas uma escolha constantemente colocada à prova.


TRAILER OFFICIAL



MINHA EXPERIÊNCIA


Na prática, o Paladino se mostrou uma classe extremamente prazerosa de jogar, com pontos muito claros de destaque. O arremesso de escudo é, sem dúvida, um dos grandes trunfos da classe, tanto em eficiência quanto em satisfação visual. Os visuais são incrivelmente bem trabalhados, com animações e efeitos que passam peso e impacto em cada ação, enquanto o dano em área se mostra absurdamente eficiente, tornando o Paladino excelente para lidar com grandes grupos de inimigos.


Esse cuidado com impacto visual e sonoro fica ainda mais evidente na habilidade suprema Fúria do Paraíso. Quando finalmente desbloqueada, um clarão desce dos céus e simplesmente esmaga tudo à sua frente, reforçando a fantasia de poder sagrado que define o Paladino em Diablo IV.


Por outro lado, algumas limitações ficam evidentes ao longo da jornada. O desempenho contra alvos únicos não acompanha o mesmo nível de eficiência visto no dano em área, e a mobilidade reduzida pode tornar certos encontros mais travados, especialmente para quem prefere classes mais ágeis.


Do ponto de vista pessoal, se a ideia fosse começar a história de Diablo IV do zero, o Paladino provavelmente não seria minha primeira escolha. Isso passa muito mais por afinidade temática do que por qualidade de design, já que não me identifico tanto com esse senso rígido de justiça e ordem. Classes mais dinâmicas acabam me atraindo mais. Ainda assim, é inegável o quanto o Paladino acrescenta à lore do jogo e o quão recompensador ele é de se jogar.


A expectativa agora fica para a DLC, que promete expandir ainda mais o conteúdo e o contexto dessa classe dentro de Diablo IV, aprofundando tanto suas mecânicas quanto seu papel dentro de um mundo cada vez mais cético em relação à própria fé.


ree


 
 
 

Comentários


bottom of page