Um gato geneticamente modificado com uma arma na mão, o que pode dar errado? É o que veremos em Super Catboy.
O JOGO
Super Catboy é um jogo de plataforma desenvolvido pela Pixelpogo e distribuído pela Assemble Entertainment. Liberado de seu sono químico, nosso querido gato geneticamente modificado busca acabar com os planos malignos de seus terrível criador. Ao lado de sua fiel escudeira Weapongirl, Super Catboy vai enfrentar cachorros soldados antroporfomizados, andar de moto e muito mais nessa aventura que homenageia os jogos dos anos 90.
MINHAS IMPRESSÕES
Com toda sua simplicidade, Super Catboy realmente evoca o sentimento de jogo antigo, mas com muitas melhorias gráficas. A arte do jogo é bem bonita e colorida. Em contrapartida, a história se alonga demais em seus diálogos, coisa que é totalmente contrária aos jogos antigos, que eram bem diretos. Creio que nesse aspecto, complicaram muito algo que deveria ser simples e rápido, mas que aqui toma um tempo maior do que deveria. O jogo não possui legendas em Português-Brasil, o que deixa um pouco mais chato de acompanhar a história.
A jogabilidade deixou a desejar, sendo muito engessada e travada em muitos aspectos. Chega ser frustrante em alguns momentos, principalmente quando o assunto é tomar dano. Não existe um frame de invencibilidade ao receber dano dos inimigos, o que acarreta em situações que te deixam travado até que morra. Além disso, o jogo é bem punitivo em fases em que você pode cair e morrer, visto que nesse tipo de fase existem sequências de pulos rápidos que é necessário ter uma reação muito veloz sem saber o que está na sua frente, muito pelo movimento de câmera.
Cada fase tem três objetivos para completar 100%: coletar todas as moedas, derrotar todos os inimigos e pegar os quatro pedaços do gato dourado. E o que você ganha com isso? Nada, na realidade. No momento, não existem conquistas no jogo, então não há muito motivo ou recompensa para completar todos os objetivos da fase. Apenas completar o gato dourado te dá uma vida extra.
Super Catboy é uma homenagem aos jogos de Super Nintendo, até com seus defeitos. É engraçado como em algumas fases o jogo é um passeio no parque e em outras tem parte frustrantes sem sentido algum. No geral, o jogo é bem fácil, mas seus controles irritam bastante. Ainda assim, é um jogo divertido e nostálgico, bem aos moldes dos jogos de plataforma dos anos 90.
CONQUISTAS
Infelizmente, o jogo não possui conquistas no momento. Se não estiver nos planos, deveria estar, pois tem muita possibilidade para acrescentar algo a mais ao jogo, como por exemplo, recompensar quem faz todos os objetivos das fases.
CONCLUSÃO
Super Catboy foi uma montanha russa de emoções para mim. Ora eu estava me divertindo, passando as fases sem dificuldade, ora eu estava totalmente frustrado com a falta de responsividade dos comandos. Jogar no analógico do controle é uma tarefa para quem tem paciência, coisa que eu não tive. Isso somado aos outros aspectos que eu mencionei anteriormente me fazem pensar se isso não é proposital, pra realmente homenagear os jogos antigos. Se sim, conseguiram emular direitinho.
Tirando esses aspectos que são bem pontuais, o jogo é divertido e um ótimo passatempo. Alguns polimentos em mecânicas e introdução de conquistas ao jogo deixariam ele bem mais atrativo. Espero que esses pontos estejam sendo levados em consideração pelos desenvolvedores, porque creio que assim o jogo terá mais apelo e reconhecimento pela comunidade.
Comentarios