Review: Tiny Bookshop
- Guilherme Ribeiro

- 6 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de set.

Que tal parar pra ler um livro?
O JOGO
Tiny Bookshop é um jogo de gerenciamento desenvolvido pela neoludic games e distribuído pela Skystone Games e 2P Games. Você largou tudo e resolveu abrir uma pequena loja de livros itinerante. Essa é a premissa de Tiny Bookshop, um jogo em que você vai gerenciar sua loja de livros enquanto faz amizade com as pessoas da cidade. Decore sua loja, ajude os cidadãos e recomende livros para eles.

MINHAS IMPRESSÕES
De uma forma bem simples, Tiny Bookshop faz você gerenciar uma pequena loja de livros, que consiste em comprar caixas de livros de diferentes gêneros e colocá-los à venda em sua loja, sempre tentando expor os livros que vão atrair mais a atenção do público. Decorar sua loja, além de deixar mais estilosa, também influencia seus clientes, pois algumas delas impulsiona alguns gêneros de livro. Conversar com os moradores lhe renderá amizades e missões, que podem liberar outras localizações para ir ou itens para adquirir.
A arte do jogo é simples, mas bem charmosa e alegre. Todos os livros do jogo são livros reais, o que deixa tudo bem mais imersivo. Alguns cliente vão pedir para que você indique livros para eles baseado em alguma especificação que lhe é dita, o que é bem legal e dá uma movimentada no jogo, já que sem isso, o jogo seria apenas turnos e mais turnos de venda e compra. Porém, infelizmente, o jogo não está em Português-Brasil, o que dificulta em entender a exata demanda do cliente e, assim, não conseguindo indicar o livro correto. Tirando esse fato, é um jogo muito tranquilo e casual, algo para jogar e relaxar, sem muita pressão, mas ainda exigindo um certo nível de atenção.

CONQUISTAS
Com uma variedade grande de conquistas, Tiny Bookshop vai exigir um certo grau de empenho para conseguir 100% das conquistas. Existem diversas partes da cidade com interações que desbloqueiam conquistas, além dos mais básicos e ligados ao mote central do jogo, que são conquistas relacionadas as vendas. De modo geral, avançar no jogo e interagir com todo o cenário e personagens vai te direcionar para completar todas as conquistas, então apenas relaxe e aproveite o jogo.

CONCLUSÃO
Um jogo bem simples, mas relaxante, apesar de ser um jogo de gerenciamento. Tudo é feito da forma mais básica, no sentido de que você não vai ter que pensar muito e ainda assim, vai gerenciar tudo de forma eficiente. O único ponto negativo é o jogo não estar em Português-Brasil, mais precisamente, quando preciso indicar um livro para o cliente. Por mais que eu entenda a língua inglesa, a descrição que o cliente te dá é, muitas vezes, imprecisa, fazendo com que o jogador entenda exatamente o que ele quer para não errar na indicação. Isso me deu uma desanimada, mas eu espero que num futuro adicionem mais opções de idioma. Mesmo assim, é um jogo bem confortável, daqueles pra jogar no fim de tarde, tomando um chá.




Comentários