top of page

Review: CloverPit


Um jogo muito viciante. Quer apostar?



O JOGO


CloverPit é um roguelite de caça-níquel desenvolvido pela Panik Arcade e distribuído pela Future Friends Games. Preso numa espécie de cela minúscula, você encontra uma máquina caça-níquel e um caixa eletrônico. Para ser liberado de sua prisão, você deve pagar suas dívidas e, obviamente, usará a máquina caça-níquel para conseguir esse dinheiro. Somente a sorte não será o suficiente para vencer: use itens que vão aumentar suas chances de vitória. Apenas lembre-se de pagar suas dívidas a tempo, senão seu ciclo de jogos reiniciará do zero.


Vamos apostar!

MINHAS IMPRESSÕES


É errado dizer que um jogo sobre jogos de azar são viciantes? Talvez, mas é melhor quando você não usa dinheiro real. CloverPit transforma um caça-níquel em algo divertido e cheio de dopamina. A ideia de CloverPit é realmente tentar quebrar a banca, usando itens da melhor maneira possível para manipular suas chances de acerto. Nada se compara a acertar sequências uma atrás da outra nesse jogo. Você deve pagar sua dívida antes que seu tempo acabe, que se traduz em algumas rodadas. A cada fim de rodada, você recebe dinheiro baseado no quanto da sua dívida já foi paga e ganha alguns tickets, que podem ser trocados por itens, permanentes ou não, que vão te ajudar em suas jogadas. Você sempre vai buscar uma estratégia que beneficie algum tipo de jogo, como por exemplo aumentar a chance de um símbolo aparecer. Ao pagar a dívida atual, você tem um novo valor, maior, para pagar. Nesse momento, um telefone tocará e te dará opção de receber algumas vantagens. E assim o jogo prossegue, com esse mesmo ciclo, a não ser que você não tenha o dinheiro da dívida até a última rodada.


Posso dizer que é viciante jogar CloverPit. Mesmo que em alguns momentos você ache que a máquina caça-níquel está de sacanagem com você, assim que você consegue ganhar, é recompensador. Os combos possíveis são incrivelmente satisfatórios, assim como conseguir um jackpot. O jogo está em Português-Brasil, o que ajuda a entender as mecânicas dos itens. Com uma atmosfera misteriosa, CloverPit tem uma estética que tematiza muito bem o ambiente. No começo, você joga pra saber o que acontece quando consegue atingir o objetivo final, mas ao longo de várias jogadas, você fica tão viciado na máquina caça-níquel que acaba até esquecendo do verdadeiro propósito, o que acaba servindo como uma crítica aos jogos de azar.


Pode atender o telefone porque não é telemarketing.

CONQUISTAS


Apesar de não ter um número exorbitante de conquistas, CloverPit tem uma variedade grande de objetivos entre elas. Por ser um roguelite, eventualmente você vai conseguir muitas delas, pois são conquistas relativas aos ganhos, desbloqueios de mecânicas e jogadas na máquina caça-níquel. Não é como se eu precisasse dizer isso, mas pelo tanto que é viciante, recomendo apenas aproveitar o jogo e não se importar muito com as conquistas, pois você conseguirá o 100% naturalmente.


Pague as dívidas ou sofra as consequências.

CONCLUSÃO


Se for para ser viciado em jogos de azar, seja viciado em CloverPit. Apesar do dinheiro virtual não valer nada, dói perdê-lo, como se fosse real. Falhar miseravelmente faz parte do ciclo de aprendizado, fazendo você querer melhorar a cada nova tentativa e experimentando novas estratégias. Após o sucesso de Balatro, acho muito legal como desenvolvedores estão pegando ideias de jogos físicos, como jogos que você encontraria num cassino, e transformando em algo muito criativo e igualmente viciante. Eu aposto que ainda veremos muitas ideias como esta no mercado de jogos.


NOTA: 8.5/10

Comentários


bottom of page