top of page

Review: Aethermancer


Invoque seu time de criaturas fantásticas e batalhe contra inimigos poderosos.



O JOGO


Aethermancer é um roguelike desenvolvido pela moi rai games e distribuído pela offbrand games. Um Aethermancer tem a habilidade de criar laços com criaturas. E e assim que você explorará as Ruínas Fraturadas. Derrote outros monstros, capture sua essência e utilize-as para comandar um grupo de até três criaturas. Foi derrotado? Sem problemas! Volte mais fortalecido e com uma nova estratégia em mente.


Use a fraqueza dos inimigos para obter vantagem.

MINHAS IMPRESSÕES


Ainda que, no momento dessa análise, Aethermancer esteja em acesso antecipado, já temos um jogo bem completo. Por se tratar de um roguelike, criar laços com suas criaturas é um pouco complicado, visto que nem sempre você vai utilizar suas favoritas. A estratégia fica acima de qualquer outro aspecto do jogo. Saber qual time montar, com as habilidades que sinergizem melhor entre si é de suma importância. Além disso, seu time precisa ter uma amplitude de golpes elementais, visto que são essenciais para quebrar as defesas elementais dos inimigos, interrompendo seus turnos. Levar cada detalhe em consideração é crucial para saber se sua aventura vai durar mais ou menos tempo. As batalhas acontecem em turnos, onde energias elementais são usadas para golpes. Fora de combate, você explora um mapa pequeno, que pode te oferecer itens, dinheiro e eventos especiais. Além disso, existe a mecânica de corrupção, que consome a barra de vida máxima de seus monstros se eles forem atacados diretamente. Ainda que eu ache que essa é uma mecânica bem chata, ela é só mais uma camada de dificuldade e que você deve aprender a jogar ao redor dela. O jogo está em Português-Brasil, o que é muito bom, visto que muitas habilidades e status tem bastante texto que necessitam de uma explicação mais elaborada. No geral, é um jogo que, num primeiro olhar, parece bem punitivo, e até é, quase que te obrigando a perder várias vezes porque é isso que um roguelike é. Porém, quando você começa a entender melhor, montar estratégias, capturar novos monstros e adquirir melhorias na cidade, tudo vai ficando mais palatável.


Os habitantes da cidade vão te ajudar em suas aventuras.

CONQUISTAS


Infelizmente, até o momento dessa análise, o jogo não possui conquistas. Acredito que, futuramente, serão adicionadas, até porquê, além de estar em acesso antecipado, existe bastante aplicação para objetivos e ações em jogo.


Explore o mapa para adquirir melhorias.

CONCLUSÃO


Anteriormente, já havia jogado um jogo desse mesmo desenvolvedor. Na mesma temática de monstros que batalham por você, dá pra ver que o desenvolvedor gosta muito desse tema. Aqui, diferente de Monster Sanctuary, sua obra anterior, ser roguelike me deixou com sentimentos mistos. Quando o assunto são captura de monstros e batalhas, geralmente é mais divertido montar uma equipe fixa com aqueles que você mais gosta de utilizar e ir jogando. Em Aethermancer, o desapego é recomendado. Nem sempre a criatura mais legal é a que vai se encaixar melhor na sua estratégia e isso pode acabar frustrando jogadores desavisados. Somando isso ao roguelike e a necessidade de repetir muitas e muitas vezes os mesmos processos, o jogo pode acabar ficando maçante. Ainda assim, caso você realmente se empenhe em melhorar sua estratégia e aprimorar seus monstros, a recompensa é bem satisfatória.


NOTA: 7.5/10

Comentários


bottom of page