Jogar um game que é inspirado em jogos antigos é sempre muito prazeroso. Quando visitei o grande Shovel Knight, que definitivamente deve ser o padrão pra resgatar um estilo de gameplay e moderniza-lo de forma decente, foi então que anos mais tarde me surgiu a oportunidade de jogar Batboy, um jogo também inspirado em jogos 8 bits. Seria ele capaz de resgatar o sucesso de uma das melhores eras dos games?
Batboy foi desenvolvido e publicado pela X PLUS Company e conseguiu ser lançado através de financiamento coletivo no Kickstarter, conseguindo arrecadar cerca de 250 mil dolares para o desenvolvimento e marketing do jogo.
O jogo está disponível nas seguintes plataformas: Microsoft Windows, Xbox One, Xbox Series X e Series S, Mac OS, Playstation 4 e Playstation 5.
HISTÓRIA
Com uma variedade de personagens esportistas como protagonistas e antagonistas da história principal, somos colocados na pele de Ryosuke, e precisamos resgatar nossos amigos de uma lavagem cerebral, trazendo-os de volta para o nosso lado. Batboy é bem parecido com uma história de anime e bebe bastante dessa fonte nesse aspecto.
VISUAL
Batboy é um jogo bem intuitivo em seus visuais. Parece que estamos jogando um game das antigas, mas, é claro, com toda a modernidade da gameplay e fluidez atual. Batboy tem algumas cutscenes bem legais, mas são poucas. O design de cada um dos chefes é bem único e eles são facilmente reconhecíveis por suas habilidades únicas e bem variadas. Cenários bem variados e com gama de cores incríveis e bem diversificadas, Batboy é bem colorido e bonito dentro da sua proposta, não deixa nada a dever para jogos mais conceituados no seguimento.
GAMEPLAY
Em Batboy há diversos tipos de mecânica de gameplay e conforme a história progride, derrotamos alguns bosses e adquirimos poderes relacionados ao boss derrotado, como por exemplo, dar dash, criar uma bolha na água para sobreviver mais tempo submerso e etc.
É bem claro que existe uma inspiração em Megaman nesse sentido e o jogo aplica isso com muita capacidade, porém, eu senti que as mecânicas iniciais com o taco perderam um pouco de seu brilho com o passar do tempo e se houvesse uma progressão relacionado a isso, seria ótimo.
O fato é que Batboy adota muitas mecânicas que facilitam demais a gameplay, inclusive a luta com os bosses que poderiam ser mais difíceis. Achei até que alguns trajetos eram mais difíceis que a luta final com o Boss.
CONQUISTAS
As conquistas de Batboy são relativamente simples relacionadas ao seu progresso, mas, há quatro coletáveis comuns dentro de cada um das fases com exceção da última, que são três sementes, uma de cada cor sendo duas correspondentes a localização e desafio de coleta delas, algumas estão realmente bem escondidas, então provavelmente você irá ter que voltar em algumas fases para localizar algumas que vão ficar para trás, a outra está com um NPC de compra que vende esta semente por 300 moedas. E também temos a fita cassete, que geralmente fica em um puzzle feito só para ela dentro das dinâmicas da própria fase. Também há alguns cachorrinhos fofos que tem de ser resgatados e estão bem mais escondidos que os outros coletáveis. Devo dizer que pessoalmente, eu odeio coletáveis tão escondidos assim.
TRAILER OFICIAL
CONCLUSÃO
Batboy pode ser tanto desafiador como frustrante, o jogo traz uma dificuldade elevada, mas muitas vezes por conta da hit-box imprecisa e movimentos atrasados de forma não natural, parecendo que há um pequeno input lag no jogo que não temos muito como entender o motivo, talvez algo relacionado a engine aplicada. Eu acreditava que a mecânica de rebater as bolas com o taco seria melhor aplicado, mas infelizmente é algo que acabamos não usando tanto com o decorrer do jogo algumas mecânicas ficam um pouco para trás e não evoluem com o nosso próprio progresso. Apesar dos problemas envolvidos nas mecânicas, Batboy é um jogo divertido, que conta uma história bem legal, o jogo acerta bastante na variedade de chefes e habilidades únicas de cada um deles.
Review realizada através da Gamertag: Scoulz
Comentarios