Review: Cattle Country
- @brunosbom
- 3 de jun.
- 3 min de leitura
Viva como um pioneiro no Velho Oeste, construindo uma fazenda, enfrentando bandidos e desvendando conspirações.
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Desenvolvido pela Castle Pixel, criadores de jogos como Bloosom Tales, Rex Rocket e entre outros jogos de menor escopo, Cattle Country é o maior jogo desenvolvido até agora pela empresa.

GAMEPLAY / VISUAL
Logo de início, já vemos a comparação óbvia com a criação de personagens de Stardew Valley, o que não é ruim. A personalização é bem decente e variada. É importante dizer que o jogo não está traduzido para o meu idioma nativo, que é o português.
Somos apresentados a uma introdução com pixel art muito bonita. De início, já somos presenteados com diversas ferramentas e equipamentos para ajudar na nossa aventura. Temos uma barra de stamina para realizar as tarefas durante as 24 horas do dia, que devem ser bem administradas para não esgotarmos nosso personagem. Isso é bem clássico desse tipo de jogo.
Temos picaretas para quebrar pedras e minérios, machados para cortar árvores e foices para podar parte da grama ao redor. Logo no começo, já temos uma tenda que podemos colocar onde quisermos, e, diferente de outros jogos do gênero, podemos escolher livremente onde colocá-la.

Confesso que, para um jogo de console, pode ser um pouco frustrante a precisão dos movimentos. Temos simplesmente um quadradinho na nossa frente onde aplicamos a ação, o que pode ser incômodo para alguns jogadores no início, pois realmente não é muito preciso.
A premissa é tão assustadoramente similar à de Stardew Valley que chega a impressionar.
Claro que temos personagens diferentes, mas todo o aspecto visual, além da vibe que o jogo transmite, lembra muito o estilo daquele game.

Ao longo da jornada, aprendemos a pescar com a Mary, e temos até um campeonato de pesca dentro do jogo. Assim como em Stardew Valley, existe uma dinâmica de relacionamento com amigos, que pode até levar a um romance. São diversas pessoas, cada uma com suas particularidades, gostos e desgostos.
Podemos fazer colheitas e plantações no terreno logo quando iniciamos o game. Um pouco adiante, encontramos uma pequena cidade que reúne a maioria dos NPCs do jogo. Nela, temos a casa do xerife, o banco, o ferreiro, entre outros estabelecimentos.

ACHIEVEMENTS
Para ser bem sincero, aqui foi onde eu acho que a empresa exagerou. A conquista é simplesmente entediante, especialmente se você for alguém que quer apenas jogar para fazer as conquistas.
Temos aqui uma conquista que exige maximizar o relacionamento com todos os personagens, além de juntar ouro suficiente para simplesmente fugir do planeta. São coisas que eu não recomendaria que um jogo pequeno fizesse.
Talvez, lá atrás, quando este tipo de mecânica fosse uma novidade, seria compreensível que houvesse alguns desafios assim. Mas nada do que esse jogo trouxe é realmente novo em qualquer aspecto.
Ele simplesmente replica narrativas e não se justifica ter um passo tão grande em relação às conquistas.

TRAILER OFFICIAL
CONCLUSÃO
Cattle Country é um jogo que aplica diversas mecânicas já conhecidas dos jogos de fazenda, com uma temática country que, na prática, não parece tão country assim. Quem olha para esse jogo e não enxerga Stardew Valley é porque simplesmente nunca jogou o original.
Vou um pouco além: pelo escopo da empresa, todos os jogos desenvolvidos por ela têm alguma semelhança com títulos que fazem sucesso em nichos específicos. Não vou julgar esse aspecto, porque o foco aqui é Cattle Country.
O jogo, em si, faz tudo bem, mas não traz nenhuma novidade. Talvez eu o recomendaria para pessoas que já fizeram absolutamente tudo em Stardew Valley e ainda procuram algo parecido.
Mas, sinceramente, não sei se esse jogo consegue ter espaço com tanta variação disponível no mercado.
NOTA:6/10
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