Review Luto
- @brunosbom
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Terror psicológico com atmosfera opressiva e belos visuais.
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Luto é desenvolvido por uma equipe espanhola chamada Broken Bird Games,. O estúdio é focado em experiências narrativas e atmosféricas, com grande atenção ao terror psicológico e à construção de ambientações envolventes.
Plataformas disponíveis: PlayStation 4, PlayStation 5, e PC
GAMEPLAY / VISUAL
Luto é uma experiência em primeira pessoa que mistura terror psicológico com puzzles ambientais e narrativa fragmentada. Acompanhamos a história de Samuel Hale, um homem preso emocional e fisicamente dentro de sua casa. Aos poucos, o jogador descobre que Luto está mais próximo de The Stanley Parable do que de um jogo de terror tradicional, com foco em repetição, loops e ambientes que mudam sutilmente conforme se avança.

A ambientação é o grande destaque do jogo. Os gráficos são incrivelmente detalhados e ajudam a criar uma atmosfera densa e sufocante. A direção de arte é cuidadosa, com um uso excelente de iluminação e som para provocar tensão constante. Diferente de jogos que apelam para sustos fáceis, Luto cria desconforto pelo silêncio, pela repetição e por uma imprevisibilidade calculada. Os sustos, quando ocorrem, são consequência da construção lenta do medo e da dúvida.

Os puzzles surgem de maneira natural, integrados ao ambiente e à narrativa. Em alguns momentos, o jogo exige bastante atenção aos detalhes e observação cuidadosa, já que o progresso depende da resolução de enigmas que podem passar despercebidos à primeira vista. Isso nunca parece forçado ou arbitrário, mas sim parte do mundo denso e emocionalmente carregado que Luto apresenta.

ACHIEVEMENTS
Aqui é o grande ponto de loucura da empresa. Eu diria que, se eu desse este jogo para um senhor de 80 anos, ele conseguiria bolar conquistas melhores do que as que foram feitas para Luto. Além de inúmeras conquistas perdíveis logo na primeira jogatina, ainda temos várias conquistas baseadas em coletáveis que, adivinha só? Também são perdíveis.
Sinceramente, Luto é um bom jogo, mas não foi feito para ser jogado com um guia do lado ou várias vezes seguidas. O terror psicológico funciona de verdade na primeira vez. Repetir todas as sequências e passar novamente pelos corredores escuros só para conseguir umas conquistas extras é uma jogada fora da empresa. O jogo merecia conquistas mais palpáveis. Não fáceis, mas que não obrigassem o fator replay ou o uso constante de um guia de conquistas debaixo do braço.
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CONCLUSÃO
Luto é um jogo muito interessante dentro da proposta de terror psicológico com narrativa guiada e puzzles ambientais. A ambientação é densa, os sustos bem controlados e o visual entrega exatamente o que esperamos de um jogo desse gênero: imersão e desconforto. É uma experiência que, embora breve, consegue marcar.
Se você gosta de jogos como Layers of Fear ou jogos com terror psicológico, Luto é uma recomendação imediata. Ele não tenta reinventar o gênero, mas entrega com excelência uma experiência focada, intensa e envolvente.
No entanto, o sistema de conquistas quebra parte dessa magia. Ao exigir múltiplas jogatinas e o uso de guias para completar tudo, o jogo acaba indo contra a própria proposta de impacto emocional imediato. Ainda assim, é um projeto que merece atenção, especialmente vindo de uma equipe pequena que demonstrou muito capricho no que entregou.
NOTA:7/10
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