top of page
Buscar

Review: My Friendly Neighborhood

Atualizado: 20 de ago.


Bem-vindos ao show... de horrores!



O JOGO


My Friendly Neighborhood é um survivor horror desenvolvido por John Szymanski e Evan Szymanski e distribuído pela DreadXP. Algo de errado está acontecendo com o canal de notícias. Um programa de fantoches antigo está interferindo na programação e Gordon, nosso protagonista, é enviado para mexer na antena. Chegando aos velhos estúdios, logo percebe-se que algo está errado. O local está todo vazio, ou pelo menos é o que parece. Assim que Gordon explora um pouco mais, logo encontra personagens do programa de fantoches, que agem estranho e até o atacam. Agora, nosso faz-tudo deve desvendar os mistérios por trás de toda essa loucura.


Amigável? Nem um pouco!

MINHAS IMPRESSÕES


Pense num jogo de zumbi onde ao invés de mortos vivos, fantoches de programa infantil de perseguem. Muito mais assustador, certo? My Friendly Neighborhood ainda se utiliza de espaços reduzidos para te deixar em situações ainda mais desconfortáveis, muitas vezes sem saída a não ser enfrentar os inimigos de frente. Inicialmente, você estará praticamente indefeso, mas logo encontrará formas de revidar os ataques, seja com ferramentas para atacar de perto ou armas de longo alcance. O jogo ainda conta com um inventário organizável, ou seja, você terá limite de itens para carregar, tudo dependendo da sua habilidade de encaixar o maior número possível de itens nos espaços disponíveis.

Para avançar no jogo, você vai se deparar com muitos puzzles, que te obrigarão a explorar bastante para achar chaves e itens que te ajudem a avançar. O jogo está em Português-Brasil, o que te ajuda a acompanhar a história e entender o que deve ser feito. Os sustos são bem feitos aqui, usando o horror em forma de sustos ao invés de sangue e violência. Todo o ambiente lúdico e, de certa forma, bizarro, te faz querer entender onde essa história irá te levar, com as mais diversas formas de fazer isso.


Quem não gosta de organizar inventário?

CONQUISTAS


Fazer 100% das conquistas de My Friendly Neighborhood será uma tarefa árdua, visto que boa parte dos maiores desafios dessa jornada serão sobre concluir o jogo de uma forma diferente, como por exemplo, sem salvar, sem se curar ou na maior dificuldade do jogo. Além disso, no caso de terminar o jogo, existem conquistas sobre concluir o jogo em cada uma das dificuldades e recebendo ranque S. Some isso com algumas outras conquistas que, por se tratar de um jogo não linear, pode acabar deixando passar e você terá um grande trabalho em conseguir completar todas as conquistas.


Fique atento: o perigo pode vir de qualquer lugar.

CONCLUSÃO


Misturar coisas infantis com horror sempre funciona muito bem para jogos de terror. Em My Friendly Neighborhood não é diferente, visto que usa seus recursos de forma criativa, sem apelar para algo mais visceral. Os puzzles são bem construídos e o jeito que o mapa foi organizado faz você ficar cada vez mais acostumado com o ambiente quanto mais você joga ele de uma forma bem orgânica. Apesar de não ser o meu gênero favorito, ele me instiga a querer saber mais sobre a história e ver mais sobre sua criatividade em jogo.


NOTA: 8.0/10

Comentários


bottom of page