top of page

Review: Tingus Goose

Atualizado: 7 de dez. de 2025


A maior maluquice visual que você verá hoje.



O JOGO


Tingus Goose é um jogo incremental desenvolvido pela SweatyChair e distribuído pela Playsaurus e UltraPlayers. Imagine parir um ganso de dentro de você. Isso por si só já é louco, mas agora imagine que esse ganso é enorme e busca outro ganso para acasalar e, nesse meio tempo, cospe dezenas de bebês por minuto que, ao chegarem até o solo, geram dinheiro ao entrar num homem porco cofre. Muito maluco, né? E isso é Tingus Goose, uma experiência visual muito divertida e insana que vai te fazer rir muito.


Eu não sei se conseguiria explicar essa imagem.

MINHAS IMPRESSÕES


Jogos incrementais, os famosos idles, geralmente seguem um padrão claro, onde em algum momento, você só vai ficar olhando números subindo, apertando em melhorias e se divertindo com isso. Agora, pense se, além disso, você puder realmente interagir e maximizar seus números utilizando recursos que você pode organizar como quiser. Tingus Goose inova na forma como um jogo desse gênero pode se tornar mais interativo. O ganso principal, que tem o objetivo de encontrar outro ganso para acasalar (ou algo do tipo) sobe verticalmente cada vez que você usa dinheiro para ele crescer. Com isso, seu pescoço vai alongando e criando alguns brotos, que geram apêndices do ganso principal, com o objetivo de servirem de obstáculos para os bebês, que são gerados pela boca do ganso. Cada vez que um bebê interage com esses apêndices, o valor e nível deles aumenta, fazendo com que valham mais ao chegar ao chão e entrar numa espécie de homem porco cofre. E é nesse ponto que o jogo se diferencia de outros incrementais, pois cada um desses apêndices interage de alguma forma diferente, permitindo que o jogador crie sinergia entre eles para aumentar cada vez mais seus ganhos. Os bebês podem se fundir quando três deles se encontram, aumentando seu valor. Com isso, podemos entender que seu objetivo é evitar ao máximo que os bebês cheguem ao chão rapidamente. Você também pode clicar nos bebês, mas evite fazer muito isso, pois assim eles somem.


O jogo é dividido em capítulos, que vão ser temáticos, por assim dizer, já que os apêndices gerados pelo ganso em cada capítulo seguirão um padrão. Porém, existem gemas que você pode conseguir e acessar um médico, que vai te vender coisas em troca das gemas, como habilidades passivas e outros apêndices, que vão servir apenas para àquele capítulo. Além disso, ao final de cada capítulo, você ganha cálcio, que serve para liberar mais habilidades passivas, só que diferente das que o médico proporciona, esses vão te acompanhar em todos os capítulos. Você também pode adquirir cálcio ao decidir reiniciar o capítulo, caso esteja com dificuldades de avançar e precise de uma ajuda a mais. Você também vai se deparar com algumas ajudas, como o rapaz que aparece com uma bandeja, que pode conter dinheiro, gemas ou uma melhoria temporária, mas também pode encontrar alguns obstáculos do capítulo, que impedem que você coloque seus apêndices em alguns lugares, criando dificuldades e exigindo criatividade do jogador para contornar essas adversidades. O jogo está em Português-Brasil, o que ajuda a entender melhor cada um dos aspectos citados nesse parágrafo.


Eu não poderia deixar de falar da arte de Tingus Goose. Essa maluquice visual (no bom sentido) é o que mais me chamou atenção para o jogo. A arte simples, porém muito bem elaborada, é o protagonista em todos os momentos. Você vai querer interagir com todos os apêndices, ouvir os barulhos engraçados e descobrir o que cada um faz. Porém, o que me tirou risadas genuínas foram as animações de transição de cada capítulo. É o nonsense em seu estado mais puro. Tingus Goose vai ser uma experiência diferenciada para quem gosta de jogos incrementais, com um bom nível de desafio e que convida o jogador a interagir e dar boas risadas.


Posicione bem para maximizar seus ganhos.

CONQUISTAS


Você já pode ir se preparando para atingir números altos, pois era óbvio que teríamos conquistas relacionadas com eles. Por se tratar de um jogo incremental, é de se esperar que leve certo tempo para conseguir todas as conquistas, visto que cada vez que novas mecânicas são adicionadas, pode ter certeza que terá uma conquista para ela. Amontoar apêndices, completar o livro de conteúdo (basicamente o tutorial de cada mecânica) e ver o final do jogo (ou o verdadeiro final) são algumas das conquistas que você encontrará. Por isso, meu conselho é jogar sem pensar muito nas conquistas pois eventualmente você conseguirá todas elas.


Tudo que cair no porquinho, vira dinheiro.

CONCLUSÃO


Queria receber maluquice e recebi maluquice, do melhor jeito possível. Tingus Goose mostra que jogos incrementais podem ser mais interativos do que só sair clicando um botão, melhorando status e apenas assistir. Ele te convida a testar e explorar essa bagunça boa que está na sua tela. É uma abordagem divertida e bem humorada para um gênero que pode parecer que não tem pra onde inovar. Confesso que enquanto escrevia essa análise, dei algumas risadas quando estava descrevendo coisas do jogo e acho que essa é a vibe de Tingus Goose. Você pode até não entender o que está acontecendo, mas com toda certeza, vai se divertir enquanto joga.


NOTA: 7.5/10

Comentários


bottom of page