Review: Enigma do Medo
- 13 de jan.
- 3 min de leitura

Não tenha medo de investigar todos os mistérios em Enigma do Medo.
O JOGO
Enigma do Medo é um jogo de investigação desenvolvido pela Dumativa e Cellbit e distribuído pela Dumativa e Nuuvem Inc. Mia e seu fiel cachorro Lupi estão em uma missão: encontrar Veríssimo, pai de Mia. Seu último paradeiro foi uma mansão abandonada e muito macabra. Acompanhada do hacker Samuel e da ocultista Agatha, nossa protagonista vai em busca de resposta sobre onde seu pai está, confiando que ele ainda está vivo. Você encontrará todo tipo de ameaça, desde zumbis até atividades paranormais, tudo envolto numa atmosfera macabra e assustadora.

MINHAS IMPRESSÕES
Muitas boas ideias juntos nem sempre dão um resultado bom. Enigma do Medo, como jogo de investigação é ótimo. Puzzles com uma boa dificuldade, te fazendo explorar arquivos, pistas e cenários, interações entre personagens que te ajudam a avançar, tudo isso é feito de forma muito boa. Se o jogo se resumisse apenas a isso, seria perfeito. Porém, temos ameaças como zumbis, por exemplo, que te obrigam a entrar em combate. E é aí que o jogo se prejudica. No caso dos zumbis, você ainda pode derrotá-los de forma furtiva, mas outro problema aparece e logo entrarei nesse aspecto. Parece ser uma mania de desenvolvedores de jogos querer enfiar combate em jogos que claramente não precisariam disso para se destacar. Todos as inúmeras mecânicas de investigação se ofuscam nessa necessidade de batalhas contra inimigos, com bloqueios no tempo correto e necessidade de precisão de movimentos. Talvez tudo isso passasse despercebido, se os controles e jogabilidade não fossem tão prejudiciais ao jogo. Personagens com movimento pesado, precisão de movimentos em momentos que os controles não colaboram, além de alguns problemas de interface são só alguns dos problemas que deixam a experiência exaustiva.
A história é interessante, te deixa sempre querendo saber onde todo esse mistério vai te levar, ainda que os combates altamente chatos se esforcem para te desmotivar. O jogo está em Português-Brasil, pois é feito por desenvolvedores brasileiros. Além disso, acertaram demais em colocar dublagem também em Português-Brasil, com dubladores extremamente famosos no Brasil. Parece que está se tornando algo recorrente e isso me alegra demais. As artes do jogo, tanto pixel art quanto os cenários 3D são muito bem feitos e sua mistura ficou com uma boa sinergia. Apesar de alguns problemas de otimização e controles, é um jogo desafiador, mas que é decepcionante em alguns aspectos.

CONQUISTAS
A maioria das conquistas está ligada à história principal do jogo, ou seja, ao avançar, você naturalmente conseguirá sua grande maioria. Algumas outras vão exigir que você resolva alguns puzzles separadamente para encontrar coisas novas da história. Resumidamente, você terá muita exploração e investigação para fazer caso queira completar 100% das conquistas.

CONCLUSÃO
Gosto muito de jogos desenvolvidos por brasileiros porque, quase sempre, fogem do padrão e são extremamente criativos. Em Enigma do Medo, temos isso também, mas parece que, por algum motivo, algumas decisões foram feitas para o jogo ficar mais atrativo na visão deles e é algo que eu vejo bastante na indústria dos jogos. Se não tem combate, não é atrativo para o público. Ainda que fosse verdade, gosto de desenvolvedores que são ousados e entregam experiências diferentes do que o usual. Poderíamos ter isso aqui, um jogo envolto em mistério e investigação sem que tenhamos que parar tudo para uma sequência de combate que não funciona, seja pela jogabilidade ou controles. Infelizmente, tinha um potencial a mais que foi desperdiçado, ainda que brilhe em sua criatividade com puzzles.
Comments